São Carlos: primeiro dia

Por Gabriel Ruiz | Enxame | Tour Minas-SP

O coletivo de São Carlos – o Massa Coletiva – é referência na rede Circuito Fora do Eixo. No fim do ano passado, o coletivo capitaneou “colunas” em várias cidades do interior paulista, em busca de novos pontos fora do eixo a fim de expandir os trabalhos em Sâo Paulo. Cidades como Franca, Araraquara, Bauru, Ribeirão Preto e São José dos Campos receberam visitas do Massa e várias delas se tornaram ponto ou parceiras, evidenciando o caráter positivo da empreitada. Se hoje temos uma rota nítida para oferecer aos artistas, tanto para o Sul, como para o Nordeste, aconteceu em função deste desbravamento, que trouxe a estruturação de coletivos bastante ativos como por exemplo, Colméia Cultural (Araraquara), Amere (São Paulo) e Guerrilha Gig (Franca).

O Massa hoje é um dos 300 pontos de cultura do estado de São Paulo, cujo lançamento aconteceu com a presença de Célio Turino, secretário nacional de cidadania cultural do MinC e discotecagem radiofônica. Célio, inclusive, conhecendo o ambiente coletivo disse na ocasião, “Estou impressionado, vocês são todos jovens, isso aqui é uma verdadeira comuna, comuna de cultura”.

Acervo comunal

O acervo coletivo do Massa Coletiva realmente impressiona. Segunda (12/4), perto do meio-dia, após despertar, as bandas já circulavam por ali, entretendo-se com livros, jornal, cartilhas e, principalmente, os discos: são quatro prateleiras bem recheadas. Bem à vontade na sede do Massa, além de mim, 12 músicos se hospedaram na casa e dos moradores, só o Rafa Rolim estava presente. Sugeri que escolhesssem um disco para apreciação coletiva. Haley, do Burro Morto, se dispôs e escolheu um clássico setentista, que tem uma vaca num dos lados: “Atom Heart  Mother“, do Pink Floyd, que possui algumas canções orquestradas, fabuloso.

Antes de sair para o almoço, alguns aproveitaram o clima quente para lavar roupa. “São mais de duas semanas na estrada ainda, então precisa lavar, vai saber quando teremos tempo agora” – comentou Eduardo Di Deus, do Caldo.

Eduardo Di Deus - Caldo de Piaba / by @gabrielruiz

Quando retornamos do almoço, um disco do Gilberto Gil rodava, “Expresso 2222”. E vários outros saíram da prateleira para a vitrola no decorrer do dia: Miles Daves – “Big Fun”, Keith Jarret – “Changes”, Hannibal, Hermeto Pacual, B.A.D – “no.10, upping st”, Kraftwerk – “Computer world”, Cut Chemist – “What´s the altitude”, Cypress hill, Beastie Boys.

Falando em vinil, o Burro Morto fez uma aquisição em São Paulo e voltou com mais de 20 iguarias, que impressionou o Jovem. “Cara, tem muita coisa boa aqui!”. Entre os discos, está um do Milton Nascimento gravado nos US, além de Toots & Sivuca, Herdie Hancock, Weather Report, Afraca Dances & Games (batuque-fritation total), Chico Buarque…

Desses todos, se pudesse indicar dois desconhecidos certamente seria: Cut Chemist e Herdie Hancock.

À noite, como já é praxe às segundas-feiras em São Carlos durante as turnês, as bandas colam no estúdio para transmissões independentes do programa Independência ou Marte. Ontem não teve jam, mas as três se apresentaram, causando correria e apertando o horário limite do programa. Logo mais, postaremos as tracks, inéditas. Escute diferente.

Burro Morto na rádio UFSCar e seu novo integrante

Fazendo um som com caneta: "Sempre gostei de música experimental, instrumental como Duofel, Hermeto, Uakti, então o esferográfico surgiu daí, procurando outros sons."

Leo (Cabruera e Burro Morto) e indieormars ao fundo

Rafa Folim pegando takes no Independência ou Marte

Anúncios

Uma resposta para “São Carlos: primeiro dia

  1. Aaah a sede do Massa é muito massa! Pensar que um dia antes de vocês chegarem estava ai com o pessoal do Guerrilha, Fuligem e Enxame 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s