Impressões sobre a II Noite Fora do Eixo Bauru

Texto: Renata Takahashi | Fotos: Gabriel Ruiz | Tour Sudeste

Os primeiros a subir no palco foram os meninos do Caldo de Piaba, banda do Acre que mistura ritmos em um som instrumental cheio de experimentações. Arthur no baixo, Eduardo na batera e Saulinho na guitarra mostraram pra galera o som que vem do Norte desse Brasil cheio de boas surpresas musicais. No palco do Madame Pimenta, eles apresentaram um repertório que foi da lambada ao bom e velho rock beatleano.

O Caldo abriu com a música “Moliendo Café”, do último EP da banda, “Volume Dois”. Seguiram apresentando as faixas desse que é o segundo trabalho registrado deles e mostraram também outros sons autorais, como “Venska pro papai”, no melhor estilo ska/dub. Destaque para a versão de “Lambada Complicada”, música de Aldo Sena, importante guitarrista da música paraense (o Chimbinha, da banda Calypso, também tem a dele, olha aí).

Mantendo o intercambio entre as bandas que integram as tours, o Caldo pegou emprestado o tecladista Haley, do Burro Morto, que incrementou “People One” com seu microkorg, em participação inédita e bem-sucedida. Para terminar, uma versão quase-instrumental bacanérrima para “I want you”, dos Beatles.

– People One + Haley

“Tá sendo muito legal essa oportunidade de tocar pelo interior de São Paulo e Minas, com show quase todo dia, programa de rádio, aprendendo muita coisa aí nessa estrada, mostrando nosso trabalho para um público diferente, e conhecendo mesmo esse público, muito massa”, comentou o bateristas do Caldo, Di Deus , sobre a Tour.

O quinteto Burro Morto, de João Pessoa, Paraíba, foi a segunda banda a subir no palco. Eles mostraram um som instrumental bem trabalhado, com percussão, bateria, baixo, guitarra e teclado e microkorg. O setlist contou com faixas do primeiro e segundo EP da banda, “Pousada Bar, tv e vídeo” e “Varadouro”, além de duas versões – uma da “The Budos Band”, reforçando a influêcia afro-beat no BM e outra da “Cinematic Orchestra”, banda britânica jazz/soul dos anos 90 – coisa fina.

”Estamos bem surpresos com os shows do interior, onde a gente chega o público é sempre maior que a gente imaginava. O show de hoje foi massa, o pessoal veio, a gente não achou que teria tanta gente, então foi bem bacana”, disse o tecladista Haley, após os shows. Sobre o som do Burro Morto, Haley explica que “o lance de optar por fazer música instrumental é o fato de que a música é de certa forma mais livre, não tem uma letra que te direciona imediatamente a algum sentido. É uma música livre para que você a entenda de várias maneiras.”

A terceira e última banda da noite, também paraibana, Cabruêra, fechou com direito a roda de ciranda e marchinha de carnaval. Arthur Pessoa (vocal, violão), Pablo Ramires (vocal, bateria, percussão), Edy Gonzaga (vocal, baixo) e Leo Marinho (guitarra) – acompanhados dos metais e vocais de Cezinha e Mib – tocaram faixas do 4º disco da banda, “Visagem”, entre outras autorais. Problemas com o violão não deixaram Arthur mostrar seu “Forró Esferográfico”, música que toca arranhando o instrumento com uma caneta bic.

O show foi intenso. A galera deu as mãos, formou roda de ciranda, cantou e dançou com o Cabruêra. A banda mostrou um som expressivamente nordestino, tanto na melodia quanto na temática. Em “Passadara”, Arthur sacou  uma escaleta para mais inovações musicais. Depois de se despedir, a pedidos, mandaram o bis: uma versão de “Carcará”, música de João do Vale. Som mais que digno para fechar lindo a 2ª Noite Fora do Eixo de Bauru.

Anúncios

2 Respostas para “Impressões sobre a II Noite Fora do Eixo Bauru

  1. Feliz da passagem da tour por aqui. Ainda ouvimos comentários sobre a riqueza das bandas e qualidade musical. Parabéns galera!

  2. To acompanhando a tour por aqui e curtindo muito. Mandam ver! Sucesso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s