II Tour SE – dia 11, Patos de Minas / MG

Gabriel Ruiz | Enxame | Tour Sudeste

Não pudemos assistir ao Macaco Bong em Patos de Minas, quarta apresentação da noite. As bandas sairam literalmente correndo após a segunda apresentação do feriado: Caldo de Piaba. Mais 7 ou 8 horas na estrada até chegar ao aeroporto do Confins em BH para entregar o Burro Morto, cujo vôo partiria as sete da madrugada rumo a João Pessoa (PB). Foi a última participação do quinteto na turnê. Dali para frente, só o Caldo seguiria caminho, por mais três cidades mineiras: além da capital, Sabará e Montes Claros.

Piaba no kombão II

No trajeto Patos-BH, o imprevisível destino de Di Deus precisou assumir a direção da van, pois o seu Joaquim, o motorista, estava cochilando no volante. Di Deus, que já tivera que pilotar uma kombi branca em 2009, segurou a reponsa da boléia outra vez.  “Seja o que Deus quiser”, ele disse antes de sentar a postos. E Deus quis que Seu Joaquim, com a experiência de seus cabelos brancos e mais de vinte anos rodados, praticasse mais uma tentativa de dirigir, com ajuda de café preto, sem resultados. Ele tornou a dormir e Di Deus voltou ao comando da van. Quando a polícia federal, militar ou o que fosse aparecia, seu Joaquim, no fundo de sua voz meio capiau-meio-confusa-e-desengonçada ordenava parar e trocar os pilotos, já que o baterista não tem habilitação tipo D. O troca-troca persistiu mais umas três vezes e enfim, Di Deus só devolveu o volante na região metropolitana da capital de Minas…

Agora parece engraçado, mas na hora todos filosofamos a irresponsabilidade do motorista, que colocava em risco a segunda experiência de uma turnê desenhada pelos coletivos mineiros e paulistas, ligando a Paraíba e o Acre ao Sudeste.Di Deus se lembra e diz que se superou. “Estava quebradasso, não sei como consegui, enquanto seu Joaquim dormia, eu estava tocando né?”. Na manhã seguinte, chegamos à casa do Lucas Mortimer, do coletivo Pegada, perto das oito horas. Seu Joaquim ainda quis cobrar 10% de imposto na nota para emitir nota fiscal. Eduardo  – que também segurou a responsa de negociar reais com o motorista – ponderou e preferiu sabiamente tratar do assunto no decorrer da tarde depois de acionar a agência Fora do Eixo em São Paulo.

O trio Caldo de Piaba abrigou-se num dos quartos da casa do Lucas e eu me instalei do ladinho dele, na mesma cama de casal. Na estrada, nessa turnê maravilhosa que chegava ao seu terço final, valia por essas e muitas outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s